E acabou o primeiro semestre dos prefeitos no mandato 2025/2028. Alguém notou alguma mudança?
Muitas e muitas vezes, as assessorias e secretarias de Comunicação de cada município preparavam notas, matérias e campanhas quando o Governo completa os 100 primeiros dias (já falamos sobre isso por aqui!). Dessa vez, algumas gestões estão dando continuidade na divulgação dessas ações, preparando relatórios dos seis primeiros meses, já que algumas promessas de ações de revitalização, austeridade e responsabilidade com o dinheiro público não foram executadas.
Esquecimento, incapacidade administrativa ou falta de conhecimento do processo burocrático? Eu já nem sei…
Com a velocidade que o tempo está passando (parece que a posse foi semana passada), os governos já devem estar trabalhando para preparar e montar o orçamento do próximo ano. Técnicos e responsáveis já devem estar debruçados de planilhas, estudos e projetos para a elaboração da Lei Orçamentária do próximo ano e o Plano Plurianual. Aí sim… poderemos dizer a que esse mandato vai começar de fato e de direito, com orçamento estipulado e pensado pela atual gestão. Agora não teremos mais desculpas de que “estamos governo com a previsão orçamentária deixada por outros”.
E como será que vai ficar?
Infelizmente essa é uma situação que não dá para soltar nenhum spoiler porque tudo muda o tempo todo em um piscar de olhos.
Já que tocamos em um assunto do futuro… me permito falar de um acontecido ocorrido aqui na região… saindo do Executivo e indo para o Legislativo bem rapidinho… Para quem não sabe, a eleição para presidência de toda Câmara Municipal deve ser realizada a cada dois anos. Em Rio das Ostras, essa eleição, que deveria ser realizada somente no final de dois mil e 2026, já foi realizada no primeiro semestre desse ano. Isso mesmo… Isso que é antecipação e visão do futuro. Mas isso é papo para um outro dia…
Até a próxima…
Tarifaço pra quem?
GIRO NA ECONOMIA - Muito tem se falado sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra...