GIRO CABO FRIO – Falhas graves nos sistemas de segurança do Banco do Brasil e do Santander resultaram em prejuízo direto para consumidores — e agora, em multas que somam mais de R$ 1 milhão, aplicadas pelo Procon de Cabo Frio. Os golpes começaram a partir de canais supostamente institucionais das próprias empresas bancárias, incluindo telefones e aplicativos usados oficialmente para atendimento ao cliente.
De acordo com as denúncias dos clientes, recebidos pelo Procon de Cabo Frio, os criminosos tinham uma forma característica de agir: através de telefones institucionais ou pelo sistema de mensagens dos bancos, os estelionatários fizeram os primeiros contatos com as vítimas, confirmando seus dados e as últimas movimentações bancárias e de cartões de crédito, fazendo-as acreditar que falavam com responsáveis dos bancos., seja gerente ou atendente
A coordenadora do Procon, Mônica Bonioli, foi direta ao afirmar: “Trata-se de fortuito interno — ou seja, a falha vem de dentro. As informações utilizadas pelos golpistas só poderiam ter sido acessadas por alguém com acesso aos sistemas dos bancos.” A decisão se baseia na Súmula 479 do STJ, que responsabiliza as instituições financeiras quando há falha na prestação de serviços que cause dano ao consumidor.
O caso acende um alerta vermelho para os clientes: nem tudo o que parece oficial é seguro. E reforça a necessidade de atenção redobrada, até quando o contato parte de números “confiáveis”.