GIRO – Provocada por um ciclone extratropical, a ressaca que causou estragos em Saquarema e Maricá na terça-feira (29) agora se estende a outras cidades da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), como Macaé e Rio das Ostras. Segundo a Marinha do Brasil, o alerta deve permanecer até quinta-feira (31).
Em Maricá o mar avançou sobre o calçadão e o asfalto em praias como Itaipuaçu, Barra de Maricá, Ponta Negra e da Restinga, quiosques também tiveram parte das estruturas destruídas pela força do mar, gerando apreensão na população local. Já em Saquarema, as ondas altas assustaram moradores e uma espuma escura do mar invadiu o centro da cidade, quase encobrindo uma van estacionada.
O mar continua muito agitado na faixa litorânea e os ventos sopram de sudoeste a sudeste, com intensidade variando de moderada a forte (força 3 a 5 na escala de Beaufort), acompanhados de rajadas. As ondas, vindas de sudoeste/sul, podem atingir até 5 metros de altura, especialmente no trecho de Macaé. A capital fluminense também sofre com o impacto da ressaca.
Apesar do sol aparecer em alguns momentos, as temperaturas continuam baixas na região, acentuando o desconforto gerado pelo clima instável e o mar agitado.
As defesas civis dos municípios seguem monitorando a situação e recomendam que a população mantenha distância da orla durante o período de instabilidade marítima. A recomendação é evitar o mar neste período.















