GIRO BRASIL – O turismo brasileiro segue firme como um dos principais setores na criação de empregos formais — só nos últimos 12 meses, mais de 207 mil novas vagas com carteira assinada foram abertas, segundo dados do Ministério do Turismo, com base no CAGED.
Para o segmento de alojamento e alimentação, que liderou a criação de vagas, foram 85.866 novos postos, enquanto arte e cultura gerou 31.649 empregos. Nos primeiros cinco meses de 2025, mais de 100 mil novos empregos foram contabilizados, com maio se destacando com um aumento de 75% em relação a 2024.
Mas, como em todo assunto relacionado a trabalho, os números causam opiniões divergentes. Para muitos, a criação de 207 mil vagas no ano parece pouco diante da demanda nacional por emprego. Para outros, especialmente em um cenário econômico ainda incerto, é um avanço significativo.
O ministro Celso Sabino enxerga o crescimento como um sinal claro da força do turismo no país:
“Estamos transformando potencial em oportunidades reais para a população.”
Além da geração de empregos, o Ministério do Turismo investe na qualificação profissional, oferecendo cartilhas gratuitas pela plataforma Qualifica Turismo, que ajudam estudantes e trabalhadores do setor a se prepararem melhor para os desafios do mercado.