GIRO SAQUAREMA – Saquarema, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), foi palco, por vários dias, de mais uma eletrizante etapa do Circuito Mundial da WSL e reuniu os melhores surfistas do planeta e um público apaixonado que lotou a Praia de Itaúna para acompanhar as disputas decisivas. Mas no último domingo (29), a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe chegou ao fim.
Com grandes baterias, praia lotada e emoção até os últimos segundos, a brasileira Luana Silva, que fez história ao chegar à sua primeira final em casa, ficou com o vice-campeonato ao ser superada pela australiana Molly Picklum, nova líder do ranking da WSL.
Com performances consistentes durante toda a competição, Luana eliminou nomes de peso como Caitlin Simmers, Tyler Wright e Caroline Marks, mas viu Picklum dominar a decisão e vencer por 15.00 a 9.23.
Entre os homens, o título ficou com o americano Cole Houshmand, que encerrou um jejum de 23 anos sem vitórias de estrangeiros em Saquarema. Ele derrotou o compatriota Griffin Colapinto na final com um impressionante somatório de 16.90. O último não-brasileiro a vencer na cidade havia sido o australiano Taj Burrow, em 2002.
Com o fim da etapa em Saquarema, o Brasil mantém seis atletas entre os 22 surfistas da elite masculina: Yago Dora, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Miguel Pupo, João Chianca e Alejo Muniz. No feminino, Luana Silva é a única representante após Tatiana Weston-Webb optar por não disputar a temporada completa para cuidar da saúde mental.
A próxima etapa da WSL será em Jeffreys Bay, na África do Sul, e depois no Taiti, antes da definição dos cinco melhores de cada categoria que disputarão as Finais em Cloudbreak.