Uma explosão seguida de incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (21), a plataforma PHC-1, localizada na Bacia de Campos, a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé, na Costa do Sol. A unidade, segundo a Petrobras, está fora de operação desde 2020 e atualmente não realiza atividades de produção de petróleo.
De acordo com informações do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), um trabalhador caiu no mar durante o incidente, mas foi resgatado consciente e com queimaduras leves por uma embarcação de apoio. A estatal confirmou o ocorrido e informou que o colaborador está em segurança e recebendo atendimento.
Ao todo, 176 pessoas estavam a bordo da PHC-1 no momento da explosão. Todas foram consideradas em segurança após o controle do incêndio. A Petrobras informou que as equipes não essenciais serão desembarcadas de forma preventiva para que a integridade da estrutura seja avaliada.
A Prefeitura de Macaé informou que até o momento, o HPM (Hospital Público Municipal) recebeu oito trabalhadores com ocorrências leves. As autoridades municipais seguem em contato com a gerência-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), e a infraestrutura de todas as secretarias está à disposição para auxiliar em tudo que for necessário.
Segundo o sindicato embarcações de emergência foram mobilizadas logo após o incidente e o escoamento de gás foi imediatamente interrompido, como medida de segurança.
A Petrobras já iniciou uma investigação interna para apurar as causas do acidente e reforçou, em nota, que atua para garantir a segurança dos trabalhadores e das instalações.














