Entre os dias 12 e 20 de abril, a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), receberá o REMA WSL Saquarema Surf Festival, com a presença de grandes nomes do surfe brasileiro e mundial. Um dos principais destaques será o tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman. O atleta, atualmente morador do Havaí, participará da etapa válida pelo Qualifying Series da World Surf League, que soma pontos para o ranking sul-americano.
Carioca, residente em Búzios (RJ) quando está no Brasil, Rajzman tem uma conexão especial com Saquarema, já que foi nesse local que participou de sua primeira competição de longboard, aos 14 anos. “Será incrível voltar ao ambiente de competição, fazendo o que mais amo e representando a minha categoria, o longboard, além de reencontrar amigos”, declara. “É um prazer estar nesse evento maravilhoso, que tem incentivado o surfe no Brasil nos últimos cinco anos, especialmente a nova geração. O clima é muito amistoso, e é realmente um festival que reúne diversos elementos do surfe e mantém toda a essência do esporte”, acrescenta Rajzman, que já participa dessa competição pela quarta vez.
Para ele, o surfe brasileiro sempre teve representantes de alto nível no circuito mundial de longboard, e o evento em Saquarema promete manter esse alto padrão, destacando nomes como Jefson Silva e Rodrigo Sphaier, entre outros atletas já confirmados na categoria Longboard Pro. “Certamente, muitos atletas da América do Sul estarão presentes, o que elevará ainda mais a competitividade, já que essa etapa vale classificação para a primeira divisão do mundial. Será uma excelente oportunidade para todas as categorias”, afirma.
Apesar de estar em tratamento contra o câncer, Rajzman não deixou de competir. Desde outubro, ele já participou de quatro competições, incluindo o Uruguai Natural Longboard Festival, uma etapa do circuito sul-americano da WSL. “Tenho treinado com frequência no Havaí, apesar das limitações causadas pela imunoterapia, que faço a cada dois meses e afeta meu rendimento. Mas não deixo isso me desanimar. Sei que agora não é o momento de pensar em classificação ou vitória. Quando terminar o tratamento, vou focar totalmente para retornar ao circuito”, explica.
Rajzman fez história como o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe no longboard, em 2007, e conquistou seu segundo título pela WSL em 2016. Antes disso, já havia sido campeão mundial pela OXbow Pro, em 2004. Considerado um ícone do surfe progressivo, ele integrou a elite do surfe por 25 anos, até 2022.
O REMA WSL Saquarema Surf Festival, que em 2025 passou a ser o nome oficial do evento, contará com três competições chanceladas pela WSL: QS 6.000, Pro Junior e Longboard Pro, nas categorias masculina e feminina. Além disso, o evento reunirá os melhores skatistas do país no Skateboarding Challenge, nos dias 12 e 13 de abril, e diversas atrações musicais no Sounds Of Saquá. Durante nove dias, Saquarema será palco de surfe, skate, música e arte, e o evento será aberto ao público.
Sobre Phil Rajzman:
Carioca, 42 anos, tricampeão mundial de longboard, com títulos pela World Surf League (2007 e 2016) e pela OXbow Pro (2004), Rajzman é uma referência mundial no surfe, atuando na elite do esporte por 25 anos, até 2022. Filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens, Phil é também empresário, produtor de suas próprias pranchas e apresenta um canal no YouTube, o Phil Good. Além de atuar como padrinho do projeto Surf no Alemão, ele tem participado de projetos sociais e foi um dos grandes nomes do surfe brasileiro desde sua juventude. Rajzman é ainda bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro de Longboard. Em 2007, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial de surfe, mas no pranchão.