Por meio de um formulário online que pode ser preenchido até a próxima quinta-feira, 06 de março, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), está mapeando a oferta turística de Afroturismo no Brasil. Este projeto incluirá rotas, destinos, produtos, experiências e eventos oferecidos ou liderados por afroempreendedores em todo o país. Este formulário visa coletar informações de profissionais que atuam no afroturismo, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
As informações coletadas irão contribuir para a construção de um diagnóstico preciso, que servirá de base para futuras políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do afroturismo no Brasil, dentro do “Programa Rotas Negras” do Governo Federal. Esta iniciativa reúne estratégias que estão sendo implementadas nos níveis federal, estadual e municipal, além de parcerias com a sociedade civil e iniciativas privadas para fomentar este segmento.
O mapeamento também tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre os espaços dedicados ao Afroturismo dentro dos órgãos oficiais de turismo registrados no Mapa Nacional do Turismo. Por isso, é crucial a participação enviando as informações até o próximo dia 6. O formulário pode ser acessado AQUI.
Programa Rotas Negras
Entre as ações do Governo Federal voltadas à promoção da igualdade racial, destaca-se o Programa Rotas Negras, operado por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos federais. Instituído pelo Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, o Programa tem como objetivo impulsionar o afroturismo no Brasil, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.
Fonte: Mtur