A Prefeitura de Macaé, é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro, que ao invés de entregar o kit de material escolar aos alunos da rede municipal, libera um auxílio financeiro no Cartão Educa+, para que os responsáveis possam comprar o material escolar do estudante diretamente no comércio local cadastrado.
Considerada a maior ação social do município, assim que o valor foi liberado os responsáveis pelas crianças começaram a se manifestar nas redes sociais que as lojas credenciadas estão com preços abusivos.
Uma internauta pontuou que em uma loja física de rede, não cadastrada no programa, o conjunto de lápis de cor está R$ 39,90 e no comércio que aceita a Macaíba, está R$ 99,90, mesma marca e quantidade de lápis. Já um outro internauta questiona o valor da camiseta do uniforme, e uma outra pessoa o valor da mochila.
E, buscando inibir os valores abusivos, o Procon em parceria com a secretaria de Educação, realizou uma blitz nos comércios cadastrados para orientar os lojistas sobre a venda de material escolar. A ação que será rotineira, vai se estender nos comércios credenciados da área central, bairros e região serrana.
Para denunciar irregularidades para a Ouvidoria da secretaria de Educação, basta entrar em contato pelo número: (22) 3399-1800 ou ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br. Também foi aberto o cadastro para novos estabelecimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 745 887.














