Nesta manhã de domingo (15) moradores de Rio das Ostras iniciaram o dia com forte cheiro de fumaça e céu parcialmente encoberto por fumaça de queimadas, que vem ocorrendo na cidade.
De acordo com moradores do bairro Recanto e adjacências, o cheiro de fumaça começou na madrugada e se mantém agora pela manhã.
As queimadas costumam iniciar pelos próprios moradores que ateiam fogo nos lixos jogados em terrenos baldios. Mesmo com a coleta de lixo atuando normalmente, em dias alternados, muitos cidadãos optam por descartarem os resíduos e entulhos em locais inapropriados e atirem fogo logo em seguida.
De acordo com leis Municipais e Federais é proibido o descarte de lixo em terrenos baldios, gerando multas e o alteamento de fogo pode gerar prisão, enquadrado em crimes ambientais.
Além disso, a fumaça dos incêndios está piorando a qualidade do ar e segundo a MetSul Meteorologia, as temperaturas podem superar 40°C, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 10%.
A baixa umidade do ar pode acarretar problemas sérios de saúde, como dificuldade para respirar, aumento das alergias, devido ao ressecamento de mucosas, olhos, agravamento de doenças pré-existentes. Crianças, animais e idosos podem sofrer danos maiores a saúde.
Para denunciar qualquer irregularidade envolvendo assuntos relacionados à água, queimadas e outros crimes ambientais, a população de todo o Estado do RJ pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado.