GIRO EM RIO DAS OSTRAS – A cidade de Rio das Ostras vive momentos de caos, com ruas que seguem alagadas nesta segunda-feira (09), após a forte chuva registrada na noite de domingo (08). Mesmo com o fim do temporal, diversos bairros ainda apresentam muito acúmulo de água, dificultando o tráfego e a circulação de moradores.
Um dos pontos mais críticos é o Valão — Canal de Medeiros, que mais uma vez transbordou e manteve moradores ilhados, e as gigogas tomaram as ruas, junto com a água poluída. Com o avanço da água, veículos foram impedidos de seguir pelas ruas e ficaram estacionados na Ponte da Terceira Idade, enquanto moradores precisaram enfrentar a água para conseguir passar. A situação também atingiu turistas, que não conseguiram deixar as casas alugadas devido ao alagamento da região do valão.
Em meio aos transtornos, o prefeito Carlos Augusto, em um vídeo divulgado nas redes sociais, atribuiu os alagamentos ao grande volume de chuva, além da presença de entulhos e galhadas espalhadas pelas ruas. Segundo ele, esse material acaba obstruindo bueiros e a rede de drenagem. O chefe do Executivo afirmou ainda que o município possui um cronograma de recolhimento de entulho e galhadas, que estaria em funcionamento.
A população, no entanto, contesta afirmando que o cronograma nunca funcionou de forma eficaz e que a situação é recorrente em vários bairros. A grande quantidade de entulho e galhadas visível em diferentes pontos da cidade, segundo os moradores, reforça a percepção de falhas na coleta e na manutenção urbana.
Moradores também relatam que, mesmo um dia após a chuva, muitas vias permanecem alagadas, ampliando os transtornos e reacendendo cobranças por soluções definitivas para os problemas de drenagem no município.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para esclarecer os serviços que, segundo moradores, não estariam funcionando conforme o cronograma divulgado — como citado no vídeo do prefeito —, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno.
Ver essa foto no Instagram












