GIRO ENTREVISTA – Thomas Weber é conhecido como “o homem do turismo”. Empresário do ramo hoteleiro, está à frente da Secretaria de Turismo de Búzios pela primeira vez, mas soma mais de 40 anos de atuação no setor. Já liderou entidades como o Búzios Convention & Visitors Bureau, a Associação de Hotéis de Búzios e também foi presidente da TurisRio.
Além da função de secretário, é presidente licenciado do SindSol Búzios (Sindicato de Hospedagem e Alimentação) e vice-presidente do Condetur (Conselho Regional de Turismo) da Costa do Sol que reúne os municípios da região. Neste bate-papo com o GIRO Costa do Sol , Thomas falou sobre os rumos do turismo, a importância da integração regional e as ações para manter Búzios sempre em destaque no cenário nacional e internacional.
GIRO – Búzios tem um papel central na imagem turística da Costa do Sol, que desde a visita de Brigitte Bardot, se tornou um destino popular internacionalmente. Existe algum movimento coordenado entre os municípios vizinhos para fortalecer a região como destino integrado?
Thomas: Sim, com certeza. Temos uma atuação muito próxima com os municípios limítrofes, como Cabo Frio e Arraial do Cabo, e também com os outros municípios que fazem parte da Costa do Sol. Búzios é considerado um destino internacional indutor do turismo — que é aquele que possui infraestrutura e atrativos qualificados para atrair e distribuir fluxos turísticos — e sabemos que quando um município ajuda o outro, toda a região sai ganhando. Então, temos um grupo com todos os secretários de turismo da Costa do Sol, e também estamos avançando na criação de um consórcio multifinalitário para atuar em conjunto em diversas áreas, trabalhos com Condetur da Costa do Sol — Instância de Governança. Essa integração é fundamental, um exemplo foi a nossa participação conjunta na FIT, na Argentina, que já gerou a retomada de voos entre Buenos Aires e Cabo Frio e abriu caminho para uma nova rota entre o Aeroporto de Guarulhos (SP) e Cabo Frio, com a Gol e outras companhias e na ABAV Expo. Isso mostra que, quando trabalhamos juntos, os resultados aparecem.
GIRO – O balneário conta com cerca de mil meios de hospedagem, oferecendo opções variadas para os visitantes, além de uma gastronomia internacional reconhecida. Como a cidade trabalha para garantir que essa diversidade, tanto na hospedagem quanto na culinária, atenda às expectativas dos turistas e contribua para a qualidade do turismo local?
Thomas: A fiscalização e a qualificação do setor turístico são prioridades para a gente. Em Búzios, temos um trabalho muito ativo com o Cadastur, que é o sistema do Ministério do Turismo responsável por cadastrar formalmente os prestadores de serviços turísticos. Um ponto importante é que Búzios é hoje uma das quarto cidades do Brasil autorizada a acompanhar o Cadastur de forma descentralizada — ao lado de Guarujá (SP), Arraial do Cabo (RJ) e Cabo Frio (RJ). Com isso, conseguimos atuar mais de perto na regularização dos meios de hospedagem, agências, operadoras, transportadoras turísticas e guias, e fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo local.
Além disso, nossa gastronomia é um dos grandes atrativos de Búzios. Temos uma cena muito rica e diversa, com restaurantes comandados por chefs renomados, muitos deles estrangeiros que escolheram viver aqui e trazer sabores do mundo inteiro para o nosso balneário. O Festival Gastronômico Degusta Búzios, que já está indo para a 28ª edição, é um dos pontos altos do nosso calendário. Ele acontece em dois fins de semana de agosto, movimenta toda a cidade e gera um impacto muito positivo na ocupação hoteleira e na economia local. Também promovemos outros eventos, como o Festival da Sardinha e o Wine Búzios, e temos novidades vindo por aí. Essas ações ajudam a posicionar Búzios como um destino completo, com experiências únicas para todos os perfis de visitantes.
GIRO – Búzios é uma autêntica cidade turística, onde boa parte dos moradores depende diretamente do turismo para sua renda. De que forma essa conexão próxima entre população e setor turístico influencia as estratégias de desenvolvimento da cidade?
Thomas: Essa ligação é muito forte e influencia diretamente em todas as decisões. Aqui em Búzios, o turismo movimenta tudo: desde a loja de material de construção até a padaria, o açougue, o frentista, o pintor, o eletricista… Todo mundo sente quando o turismo está funcionando bem. Por isso, nós trabalhamos pensando no desenvolvimento econômico atrelado ao turismo, buscando também formas de diversificar a economia. Um exemplo é a parceria com a secretaria de Pesca e a Colônia de Pescadores Z23, onde oferecemos um curso de cultivo de vieiras. Isso não só valoriza a atividade local como abre portas para o turismo gastronômico e sustentável. Além disso, concluímos recentemente um curso voltado para a formação de condutores ambientais que vão atuar em áreas do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), com foco na valorização do turismo de base comunitária e na preservação da história local. A ideia é ampliar esse tipo de iniciativa para outras regiões da cidade, sempre pensando em qualificar o atendimento ao turista e gerar novas oportunidades para os moradores.
GIRO – Quais iniciativas ou programas estão sendo desenvolvidos para capacitar os moradores e prepará-los para aproveitar as oportunidades geradas pelo setor turístico?
Thomas: Estamos sempre promovendo cursos e ações de capacitação. Realizamos um treinamento de brigada contra incêndio com mais de 40 participantes, em parceria com a Defesa Civil, já pensando na segurança para os eventos. Também oferecemos cursos para quem trabalha diretamente com o público, como garçons de restaurantes de praia, atendentes de barcos, bugueiros e funcionários de agências. Além disso, concluímos recentemente um curso voltado para a formação de condutores ambientais que vão atuar em áreas do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), com foco na valorização do turismo de base comunitária e na preservação da história local. A ideia é ampliar esse tipo de iniciativa para outras regiões da cidade, sempre pensando em qualificar o atendimento ao turista e gerar mais oportunidades para os moradores. Inclusive, temos parcerias com a secretaria de Cultura, e estamos buscando novas conexões com mercados internacionais, o que também abre espaço para capacitações voltadas a esse novo perfil de visitante.
GIRO – A retomada dos voos da Argentina para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio é uma conquista importante para toda a região. Como essa retomada impacta diretamente o fluxo turístico em Búzios? Há ações específicas em parceria com operadoras ou companhias aéreas?
Thomas: Com certeza. A Argentina sempre foi um dos principais mercados emissores de turistas para Búzios, e o retorno desses voos para Cabo Frio é uma conquista que já está trazendo resultados. Estamos em contato com operadoras e companhias aéreas para manter e ampliar essas rotas. Além da Argentina, estamos trabalhando para uma nova rota entre Guarulhos e Cabo Frio com a Gol e outras empresas. Isso facilita o acesso, especialmente de turistas estrangeiros, e fortalece Búzios como destino internacional.
GIRO – A imagem de Búzios como destino turístico internacional é forte, mas o mercado é cada vez mais competitivo e diferenciado. Quais ações estão sendo implementadas para manter o balneário em evidência e garantir que Búzios entre os destinos mais desejados, tanto no Brasil quanto no exterior?
Thomas: Temos trabalhado em várias frentes. Uma das mais importantes é a parceria com a Embratur, com quem já tivemos reuniões com o presidente Marcelo Freixo e toda a equipe. Participamos de ações promocionais no exterior, principalmente nos Estados Unidos, e estamos reforçando nossa presença em feiras internacionais. Agora em novembro, vou participar da WTM Londres, que é uma das principais feiras do setor no mundo. A ideia é já preparar nossa participação em outras feiras importantes da Europa, como as que acontecem em Portugal, Espanha e Alemanha. Tudo isso faz parte da estratégia de manter Búzios em destaque, especialmente na ‘melhor temporada’. Por isso, nosso calendário de eventos é todo concentrado de março a dezembro, que é o período em que precisamos impulsionar o turismo com mais força.
GIRO – Você também esteve em reunião com o prefeito da cidade chinesa de Yueyang, uma intervenção inédita na cidade. O que motivou essa aproximação e que tipo de parceria está sendo construída para atrair turistas chineses para o balneário?
Thomas: Essa aproximação com Yueyang faz parte da nossa estratégia de abrir novos mercados e trazer mais turistas no chamada “Melhor Temporada”, que vai de março a dezembro. A reunião aconteceu durante o encontro do BRICS no Rio, e conseguimos encaixar essa agenda com a comitiva da cidade chinesa. Estamos em fase de construção dessa parceria, que pode incluir intercâmbios culturais, divulgação turística e até futuras conexões aéreas. Além disso, estamos participando de feiras segmentadas, como uma feira de casamentos no Rio de Janeiro, apresentando Búzios como destino ideal para casamentos e luas de mel — algo que já faz parte da nossa tradição. Temos também ações em andamento nos segmentos de turismo esportivo, religioso, quilombola e cultural, todos com foco em atrair novos públicos durante o ano todo.
GIRO – Durante sua agenda no Ministério do Turismo, quais demandas ou projetos foram apresentados, pode adiantar alguma novidade?
Thomas: As visitas ao Ministério têm sido muito produtivas. Um dos resultados foi a escolha de Búzios como sede do Encontro Nacional das Instâncias de Governança Regional do Turismo, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro. Estamos também buscando recursos federais para obras importantes, como o PAV – Ponto de Atendimento ao Visitante (espaço destinado ao estacionamento de ônibus de turismo), novos mirantes e a implantação da nova sinalização turística, que já começou com a instalação de wi-fi gratuito em pontos estratégicos, como a Rua das Pedras, Turíbio de Faria e Praça Santos Dumont.
GIRO – A infraestrutura urbana é sempre um desafio em destinos de alto fluxo. Quais projetos estão em andamento para preparar Búzios para a alta temporada e para o crescimento sustentável do turismo?
Thomas: Temos vários projetos prontos, aguardando recursos para serem executados. A construção do PAV – Ponto de Atendimento ao Visitante, é uma das prioridades, junto com a modernização dos mirantes e a expansão da sinalização inteligente. A instalação de internet gratuita em pontos estratégicos foi o primeiro passo, e vamos ampliar esse serviço. A ideia é melhorar a experiência do turista, facilitar a mobilidade e dar suporte ao comércio local. A infraestrutura é peça-chave para garantir um turismo sustentável, com qualidade.