GIRO CABO FRIO – Áreas de preservação ambiental no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, voltaram a ser alvo de ocupações ilegais. Na última terça-feira (7), uma operação conjunta de fiscalização identificou loteamentos irregulares e construções clandestinas em regiões sensíveis, incluindo margens do Rio Una — um dos principais corpos hídricos protegidos da cidade.
A ação foi uma demanda do Ministério Público Estadual (MPE).
Durante a vistoria nas estradas do Araçá e do Trimumum, nos bairros Restinga e Botafogo, foram constatados indícios de parcelamento irregular do solo. Em uma das áreas, às margens do Rio Una, os agentes encontraram dois loteamentos ilegais. As edificações foram notificadas e os responsáveis deverão apresentar documentação que comprove a titularidade dos terrenos.
Outro ponto fiscalizado foi a Estrada da Agrisa, onde havia um quiosque construído de forma irregular também próximo ao rio. O responsável havia sido notificado no sábado (5) e, dentro do prazo legal de 48 horas, removeu voluntariamente a estrutura.
“Essas ações têm o objetivo de coibir crimes ambientais e proteger áreas sensíveis do nosso território, como a margem do Rio Una, que são protegidas por lei e fundamentais para o equilíbrio ecológico. Continuaremos com as operações conjuntas com os órgãos de fiscalização e o Ministério Público para garantir a preservação dessas áreas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
As ações de fiscalização devem continuar nas próximas semanas. A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio dos canais oficiais do município.