GIRO BÚZIOS – Para garantir que o verão 2025/2026 seja tranquilo, organizado e sustentável, a Comissão de Turismo da Câmara Municipal promoveu, na última quarta-feira (1º), uma audiência pública para discutir o planejamento da temporada. O encontro aconteceu no plenário da Casa Legislativa e reuniu vereadores, representantes das secretarias municipais e moradores engajados no futuro da cidade.
Durante o debate, temas como mobilidade urbana, ordenamento, limpeza pública e atendimento aos turistas estiveram em pauta. O Secretário de Turismo Thomas Weber, o município vai receber 91 escalas de navios transatlânticos de outubro a abril. As propostas da secretaria para o verão são criação da Taxa Turismo Sustentável (TTS), em substituição à Taxa de Preservação Ambiental (TPA); revisão dos valores no transporte turístico, com inclusão dos motorhomes; obrigatoriedade de guias no transporte turístico e projeto piloto de sinalização turística com QR Code e internet grátis no Centro.
Para manter a cidade limpa na temporada, a Secretaria de Serviços Públicos propõe o aumento de caminhões de coleta, ações de conscientização da população e a divulgação dos horários de coleta.
Na área da mobilidade urbana serão testados deslocamentos no trânsito e proibição de estacionamento em trechos críticos, além de orientação pela guarda municipal.
Outras propostas apresentadas pelo poder público são intensificar a fiscalização para coibir os passeios clandestinos, a prática da consumação mínima nas praias e sons nas ruas; identificar os trabalhadores das praias e reforçar a equipe da Saúde para atendimento no Posto de Urgência e Hospital Municipal.
A população também teve a oportunidade de participar, apresentando sugestões como: mudança no horário de coleta de lixo no Centro; fiscalização para coibir a prática de “abordagem” de turistas nas ruas com a finalidade de oferecer serviços; ações para segurança e ordenamento da cidade.