GIRO CABO FRIO – Beija-flor, tamanduá-mirim, saruês e saguis foram alguns dos animais silvestres resgatados pela Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, com apoio da Guarda Civil Municipal. As ocorrências aconteceram em diferentes regiões da cidade e todos os bichos foram encaminhados ao Instituto BW, onde receberam os devidos cuidados.
O domingo (14) começou com o resgate de um filhote de beija-flor, encontrado em uma pousada no bairro Vila Nova. Pouco depois, a equipe foi acionada para uma situação crítica: um tamanduá-mirim em estado de afogamento na Praia do Pontal do Peró. O animal foi salvo a tempo e levado para atendimento. Quando estiver recuperado, será devolvido à natureza, em seu habitat no Morro do Pontal do Peró.
Na base da Guarda, chegaram também uma fêmea saruê ferida, que foi atacada por cães, junto com seis filhotes recém-nascidos. Outro filhote da mesma espécie foi entregue separadamente. Todos foram acolhidos e encaminhados ao Instituto BW para tratamento especializado.
Mais tarde, um filhote de sagui foi entregue por um morador. Durante o deslocamento para levar esses animais ao Instituto, a equipe encontrou um sagui atropelado na rodovia. Ele foi resgatado com ferimentos e segue em observação.
Em caso de encontro com animais silvestres, o mais importante é não tocá-los e acionar imediatamente os agentes pelo número 153 (Guarda Civil Municipal). A corporação atua em parceria com instituições especializadas para garantir a preservação da fauna e o retorno seguro dos animais à natureza.