GIRO CABO FRIO – Mais uma vez, a faixa de areia da Ogiva, em Cabo Frio, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos0 virou palco de irregularidades. Em uma ação realizada na manhã deste sábado (2), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima flagrou embarcações estacionadas irregularmente e o início da instalação de um possível estaleiro clandestino às margens do Canal do Itajuru — tudo isso em plena área pública.
Além das embarcações, a equipe encontrou ferramentas, estruturas improvisadas de carpintaria naval e até bancadas de trabalho montadas sobre a areia. A pergunta que fica: como uma estrutura desse porte começa a ser montada em plena luz do dia, sem que ninguém perceba?
Todos os responsáveis foram notificados e têm 48 horas para a retirada do material. Mas o episódio reacende um alerta sobre a ocupação desordenada da orla e a aparente facilidade com que áreas ambientais são invadidas ou utilizadas sem autorização — um problema que parece se repetir na cidade.
A Prefeitura diz que vai intensificar o ordenamento nas áreas costeiras. Enquanto isso, a população pode (e deve) denunciar qualquer situação irregular pelos canais oficiais: (22) 3199-1313, meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou 153, da Guarda Civil Municipal.