GIRO ARARUAMA – A cidade de Araruama se prepara para um momento histórico no próximo dia 22 de julho, com a realização da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no Centro de Convenções, das 8h às 17h. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento gratuito reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas ao bem-estar e à valorização das mulheres.
Entre os nomes está o de Sandra Barbosa, colunista do Portal Giro Costa do Sol, artesã, ativista e CEO do coletivo Amazônia Rio. Sandra será uma das palestrantes da primeira mesa do evento, às 10h15, que discutirá o tema “Sustentabilidade e cuidado da mulher”, ao lado de Elisabete Oliveira e Danielle Adonni.
Com uma trajetória marcada pelo ativismo cultural e comunitário, Sandra une o artesanato à luta por direitos sociais. Em suas oficinas e rodas de conversa, ela promove a autonomia econômica de mulheres das periferias por meio da arte, do empreendedorismo criativo e da valorização da identidade negra. Suas criações artesanais vão além da estética — são instrumentos de resistência, memória e pertencimento.
A conferência é aberta ao público e convida mulheres de todas as idades e realidades a participarem do evento. Organizada pela Superintendência de Defesa da Mulher, integra a agenda nacional de políticas públicas para as mulheres. Ao final do evento, serão apresentadas e votadas propostas que seguirão para as etapas estadual e nacional, além da eleição das delegadas representantes de Araruama.
Programação:
8h – Credenciamento / Coffee-break
9h – Composição da mesa das autoridades
9h40 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
10h – Apresentação cultural: Poetisa Rosemere Caetano
10h15 – Tema: Sustentabilidade e cuidado da mulher
Palestrantes: Sandra Barbosa, Elisabete Oliveira, Danielle Adonni
11h – Tema: Combate à violência contra as mulheres
Palestrante: Marisa Chaves de Souza
11h45 – Tema: Sistema Nacional de Política para as Mulheres
Palestrante: Edna Calheiros
12h10 – Tema: Quem cuida também precisa ser cuidada
Palestrante: Andreza Tuler
12h30 – Almoço
14h – Divisão dos grupos para debate dos eixos e elaboração de propostas
16h – Retorno à plenária para votação das propostas nas três instâncias (Municipal, Estadual e Nacional)
16h30 – Votação das delegadas para a Conferência Estadual
17h – Coffee-break / Encerramento














