GIRO MACAÉ – Macaé, conhecida como a Capital do Petróleo, ganhou um importante reforço em sua infraestrutura aérea nesta terça-feira (17) com a inauguração da nova pista do aeroporto local. Com investimento de R$ 220 milhões da concessionária Zurich Airport Brasil, a pista tem 1.410 metros e visa ampliar a capacidade de voos comerciais, estimulando o turismo e a economia da região.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito em exercício, Fabiano Paschoal, ressaltou o impacto positivo que a nova pista deve trazer. “Com essa nova pista, Macaé vai atrair mais turismo, mais economia, mais riqueza, fortalecendo o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância estratégica do aeroporto para o crescimento do setor turístico e para a segurança dos voos, especialmente diante da relevância de Macaé como polo do setor de petróleo e gás.
“É fundamental termos um aeroporto moderno que atenda às demandas de uma cidade que é a capital nacional do petróleo e um grande hub populacional”, comentou.
Johann Gigl, CEO da Zurich Airport Latin America, acrescentou que a nova pista posiciona Macaé como um aeroporto preparado para receber qualquer companhia aérea. Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, destacou que o investimento é um dos maiores já feitos pela empresa no Brasil e que a nova pista permitirá a retomada dos voos comerciais regulares, além de gerar 430 empregos locais.
O secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, André Mourão, enalteceu o crescimento do turismo no estado e a necessidade de investimentos em infraestrutura para sustentar essa expansão. “O Rio de Janeiro tem batido recordes em turismo, e ações como essa são essenciais para ampliar oportunidades à população”, afirmou.
Já o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que 2024 foi um ano recorde em investimentos no setor por meio de concessões e que o aeroporto de Macaé é um importante motor de desenvolvimento social e econômico para a região.
A inauguração contou com a entrega da licença ambiental e a presença de autoridades dos três níveis de governo e do setor empresarial.














