Durante todo o mês de junho, Macaé participa da campanha nacional Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, um gesto que salva vidas e fortalece a solidariedade. O ponto alto da campanha será o Dia D, no dia 28 de junho, quando a sede do Serviço Municipal de Hemoterapia abrirá em horário ampliado, das 7h30 às 17h, para receber os doadores.
Além do Dia D, serão realizadas palestras e ações educativas em diversos pontos do município, promovidas por órgãos públicos, instituições privadas e organizações da sociedade civil, com o objetivo de informar sobre a importância da doação contínua.
Segundo Karla Ferreira Barbosa, assistente social da unidade, o período de inverno e as férias escolares costumam reduzir os estoques de sangue. “Doar sangue é um ato nobre e fundamental para salvar vidas. Manter os estoques é essencial, e essa ação pode ser feita durante todo o ano, não apenas no Dia D”, alerta Karla.
Quem pode doar sangue?
Ter mais de 50 kg
Não ter feito piercing, tatuagem, colonoscopia ou endoscopia nos últimos seis meses
Ter entre 16 e 69 anos, sendo que doadores entre 16 e 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
Estar alimentado, mas sem consumir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação
Agendamento e local de doação
Os interessados podem agendar a doação pelo site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), na aba “Doe Sangue”, onde é possível escolher data e horário. O contato telefônico é (22) 2796-1756.
O Serviço Municipal de Hemoterapia está localizado na Rua Dr. Bueno, nº 40, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto feriados). No dia da doação, é necessário apresentar documento oficial com foto.