Com um crescimento expressivo nas exportações, Macaé vem se destacando como uma das cidades mais relevantes do estado do Rio de Janeiro no cenário da indústria de óleo, gás e energia. De acordo com dados do Boletim Rio Exporta – Edição Regionais 2025, elaborado pela Firjan, o município registrou um aumento superior a 600% em suas vendas internacionais.
As transações comerciais entre empresas sediadas em Macaé e companhias de países como China, Singapura, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Países Baixos ultrapassaram meio bilhão de dólares. Os principais produtos exportados incluem equipamentos industriais utilizados na cadeia de óleo e gás, como válvulas, tubos de borracha vulcanizados e instrumentos de aço.
Além disso, o óleo bruto extraído da Bacia de Campos, cuja base operacional está em Macaé, gerou mais de 4 bilhões de dólares em exportações somente no último ano, refletindo a força do município no mercado global de energia.
Os produtos industrializados localmente, já reconhecidos pelo selo “Made in Macaé”, estão presentes em diversas etapas dos processos de produção e extração de petróleo em regiões da Europa, Ásia e América do Norte.
Com investimentos que vão do setor de petróleo à agricultura, passando pelo gás natural e inovação tecnológica, Macaé mantém um dos ambientes de negócios mais atrativos do estado do Rio de Janeiro. A cidade segue consolidando sua posição estratégica para o desenvolvimento econômico fluminense e o fortalecimento das exportações brasileiras.














