As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, geraram preocupação na população, e Macaé, que tem se preparado para eventos climáticos intensos, contou com o suporte de quatro mega bombas de drenagem, que atuaram no escoamento da água, com capacidade de drenar até 22 mil litros de água por segundo.
A Secretaria de Defesa Civil registrou ocorrências de quedas de árvores durante o evento, sem maiores danos ou feridos. As quedas ocorreram em pontos como a Praça Veríssimo de Melo, no Centro; na entrada do Horto, na RJ-168; e na RJ-162, entre Frade e Glicério, e no bairro Novo Cavaleiros, Rua Fiscal Jucá. A queda de uma árvore na RJ-162 chegou a bloquear parcialmente a via, mas o problema foi rapidamente solucionado, restabelecendo o tráfego sem grandes impactos.
Apesar dos esforços, algumas áreas da cidade sofreram com alagamentos pontuais, como nos bairros Novo Horizonte, Centro, Glória, Campo D’Oeste, Riviera Fluminense e São Marcos. Contudo, com a atuação dos órgãos municipais, como os Serviços Públicos e a Mobilidade Urbana, o impacto da chuva foi minimizado, e a cidade seguiu funcionando sem grandes interrupções.
A Defesa Civil de Macaé chegou a atualizar o estágio operacional da cidade para “grande perigo” devido ao alerta de eventos meteorológicos severos emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão de chuva para o dia indicava volumes superiores a 60 mm/h, com possibilidade de alcançar até 100 mm/dia.
A região do Lagomar foi a mais afetada, com um volume pluviométrico acumulado de 127,7 mm nas últimas 24 horas. Outros bairros, como Lagoa (106,1 mm), Colégio Castelo (102 mm) e Colégio Zelita Rocha (95,8 mm), também registraram índices elevados de precipitação.
Em face da previsão de chuvas, a Defesa Civil de Macaé manteve o alerta à população e reforçou a orientação de que, em casos de risco, os moradores devem buscar abrigo em locais seguros. Os canais de atendimento da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos continuam disponíveis 24 horas por dia, com números de emergência e WhatsApp para contato rápido.
-
Defesa Civil: 199 | (22) 2762-0600 | WhatsApp: (22) 99103-4275
-
Corpo de Bombeiros: 193 | (22) 2796-0047
A população de Macaé segue em alerta, enquanto as autoridades mantêm o monitoramento constante das condições climáticas e das áreas de risco.














