Na Semana Nacional de Limpeza dos Mares, um mutirão irá se reunir nesta sexta-feira (28/03) para limpar o trecho da Praia do Peró, em Cabo Frio, que é contemplado com a Bandeira Azul, um certificado internacional de qualidade ambiental. A ação contará com a presença de voluntários e, às 9h, os participantes se juntarão aos estudantes da Escola Municipal Evaldo Salles, que possui diversos programas de educação ambiental.
Com uma extensão de 7,2 quilômetros e completamente livre de poluição, a Praia do Peró foi a primeira do interior fluminense a receber a Bandeira Azul, resultado do empenho da comunidade, com o apoio do poder público. Este ano, a bandeira está hasteada pela oitava temporada consecutiva. Em 2023, a praia foi classificada entre as dez melhores da América Latina em uma pesquisa da renomada Rede Proplayas, destacando-se pela qualidade da água, infraestrutura e serviços oferecidos.
— Vamos nos unir ao movimento nacional em prol dos oceanos — convocou a coordenadora do Programa Bandeira Azul, a bióloga Luísa Rieth.
As campanhas de limpeza na Praia do Peró têm sido realizadas há anos pela comunidade, mesmo antes da conquista da sonhada Bandeira Azul. Entre as iniciativas de destaque, estão aquelas organizadas pelos grupos Ondas do Peró e Amigos do Peró, que lutam pela preservação do meio ambiente local.
— A conquista da Bandeira Azul coroou essa luta. Tivemos que atender a exigências rigorosas da Coordenação Nacional do programa. Na época, contamos com o apoio do então secretário de Meio Ambiente, o biólogo Jailton Dias, que agora voltou a assumir o mesmo cargo — recorda Marta Rocha, do comitê gestor do programa Bandeira Azul.