GIRO REGIÃO – O jogo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo, às 14h, na próxima segunda-feira (29), vai alterar o funcionamento dos órgãos públicos em todo o Estado do Rio de Janeiro. O governador decretou ponto facultativo durante todo o dia nas repartições estaduais. Na Costa do Sol, no entanto, cada prefeitura definiu o próprio ritmo: a maioria optou por expediente reduzido até o meio-dia, enquanto Casimiro de Abreu liberou o dia inteiro e São Pedro da Aldeia terá feriado municipal.
Em Rio das Ostras, o atendimento nas repartições públicas será das 8h às 12h, sem aulas na rede municipal de ensino. Serviços essenciais, como saúde de urgência e emergência, limpeza urbana, coleta de lixo, Guarda Civil Municipal, trânsito, Ordem Pública e unidades de acolhimento seguem funcionando normalmente.
Na área da saúde, o Centro de Saúde Extensão do Bosque mantém atendimento normal. Já UBSs, USFs e serviços especializados atendem apenas até o meio-dia.
Em Cabo Frio, o ponto facultativo começa ao meio-dia na administração municipal. Ficam mantidos os serviços essenciais, como UPA 24h, Hospital Central de Emergência (HCE), limpeza urbana, Defesa Civil e as forças de segurança municipal, em regime de plantão.
Em Armação dos Búzios, o expediente também vai até 12h. Pronto-socorro, limpeza urbana e Guarda Municipal seguem em funcionamento por escala.
Arraial do Cabo acompanha o mesmo formato, porém com expediente até 11h e manutenção dos serviços essenciais durante o dia.
Em Araruama, a Prefeitura também definiu ponto facultativo a partir das 12h, com continuidade dos serviços essenciais.
Em Iguaba Grande, o expediente nas repartições públicas também será reduzido até as 12h. Os serviços essenciais seguem funcionando normalmente em regime de plantão.
Já Casimiro de Abreu adotou ponto facultativo durante todo o dia, sem expediente nas repartições públicas, mas com manutenção dos serviços indispensáveis.
Em São Pedro da Aldeia, o funcionamento será diferente: o município celebra o feriado de São Pedro, padroeiro da cidade, e não haverá expediente nas repartições públicas. Os demais municípios da região não divulgaram os expedientes.




