GIRO CABO FRIO – A contagem regressiva já começou e os preparativos para a queima de fogos do Réveillon em Cabo Frio estão a todo vapor. A Prefeitura iniciou a operação de deslocamento das balsas que irão abrigar os fogos de artifício responsáveis pelo espetáculo pirotécnico da virada de 2026.
A primeira etapa da manobra foi realizada nesta quinta-feira (26), com o reboque das embarcações da Boca da Barra até a terceira Ilha da Gamboa. A operação ocorreu durante a manhã e o início da tarde, com acompanhamento de equipes da Secretaria de Turismo, Guarda Marítima e Ambiental, Marinha do Brasil e demais órgãos envolvidos.
Antes do deslocamento, foi realizada uma reunião de alinhamento entre representantes das autoridades marítimas, entidades náuticas e a empresa responsável pela queima de fogos. Durante a manobra, o tráfego aquaviário no canal foi temporariamente restrito como medida de segurança.
A próxima etapa está prevista para o dia 30 de dezembro, quando as balsas, já carregadas, serão rebocadas da Ilha da Gamboa até os pontos de posicionamento na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, entre 22h e 5h do dia 31. No mesmo dia, a balsa responsável pela queima em Tamoios seguirá para o distrito.
Considerado um dos maiores réveillons do interior do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio volta a realizar a tradicional queima de fogos após anos sem o espetáculo. Para a chegada de 2026, estão previstos 15 minutos de show pirotécnico, com efeitos simultâneos de luz e cor.
Durante os períodos de manobra, o canal permanecerá interditado para embarcações, conforme determinação das autoridades marítimas. As áreas onde as balsas ficarão ancoradas serão devidamente sinalizadas, com acesso restrito às equipes de apoio. A Marinha do Brasil orienta que seja mantida distância mínima de 500 metros das balsas utilizadas na queima de fogos.






